20.1.09

Morreu João Aguardela, um Grande da Música Portuguesa


Faleceu ontem 18 de Janeiro de 2009 em Lisboa o músico João Aguardela, que faria 40 anos em Fevereiro. Vocalista, líder e fundador dos Sitiados, que fizeram enorme furor nos anos noventa, Aguardela foi também o mentor de projectos como Megafone (quatro discos de um trabalho muito pessoal, que cruza a recolha de música tradicional portuguesa com sonoridades electrónicas), Linha da Frente (formado por vocalistas de várias bandas nacionais interpretando textos de poetas portugueses) e A Naifa, o seu mais recente projecto com Luís Varatojo, com três álbuns editados e dezenas de concertos aclamados pela crítica e pelo público.

Criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendênncias e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas.

Firme nas convicções, determinado nos objectivos , invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato.

Vítima de cancro, morreu no Hospital da Luz, aos 39 anos. Deixa uma obra invejável e saudade à família e amigos. Como escreveu o João, «os dias sem ti/ são todos iguais/ são dias sem brilho/ são dias a mais».

Ricardo Alexandre, amigo do João.

O João será cremado amanhã (dia 20) às 16H no cemitério do Alto de São João.


UMA PERDA DO CARAÇAS, texto retirado do blogue d'A Naifa
A música portuguesa fica bem mais pobre...

3 comentários:

Anónimo disse...

"A noticia desta morte abalou-me... não só pela surpresa em si, mas pela sua voz inconfundivél que me acompanhou durante a minha adolescência, tinha um estilo proprio e irreverente para a altura.

Tive oportunidade de me cruzar com ele durante alguns anos nos 3 pastorinhos, no arroz doce ou no danúbio... nas noites do Bairro Alto. Era pacato, simpático e os seus olhos azuis fascinavam-me.

Uma vez, numa das poucas conversas q tive oportunidade de ter c ele, entre uma cerveja e um cigarro confindenciou-me que não vivia da musica mas para a música.

Músicas como o Vamos ao Circo, a Noite ou Vida de marinheiro vão ficar p sempre marcados nas minhas melhores recordações enquanto teenager.

Ainda guardo o vinil do Rock Rendez Vouz assinado por ele, com a participação que lançou para a ribalta os Sitiados :)

Descansa em paz João Aguarela..."

Fiz uma pequena homenagem ao João no meu cantinho.

Onde quer que esteja que fique em Paz

Joana

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.