
Faleceu ontem 18 de Janeiro de 2009 em Lisboa o músico João Aguardela, que faria 40 anos em Fevereiro. Vocalista, líder e fundador dos Sitiados, que fizeram enorme furor nos anos noventa, Aguardela foi também o mentor de projectos como Megafone (quatro discos de um trabalho muito pessoal, que cruza a recolha de música tradicional portuguesa com sonoridades electrónicas), Linha da Frente (formado por vocalistas de várias bandas nacionais interpretando textos de poetas portugueses) e A Naifa, o seu mais recente projecto com Luís Varatojo, com três álbuns editados e dezenas de concertos aclamados pela crítica e pelo público.
Criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendênncias e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas.
Firme nas convicções, determinado nos objectivos , invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato.
Vítima de cancro, morreu no Hospital da Luz, aos 39 anos. Deixa uma obra invejável e saudade à família e amigos. Como escreveu o João, «os dias sem ti/ são todos iguais/ são dias sem brilho/ são dias a mais».
Ricardo Alexandre, amigo do João.
O João será cremado amanhã (dia 20) às 16H no cemitério do Alto de São João.
UMA PERDA DO CARAÇAS, texto retirado do blogue d'A Naifa
A música portuguesa fica bem mais pobre...
3 comentários:
"A noticia desta morte abalou-me... não só pela surpresa em si, mas pela sua voz inconfundivél que me acompanhou durante a minha adolescência, tinha um estilo proprio e irreverente para a altura.
Tive oportunidade de me cruzar com ele durante alguns anos nos 3 pastorinhos, no arroz doce ou no danúbio... nas noites do Bairro Alto. Era pacato, simpático e os seus olhos azuis fascinavam-me.
Uma vez, numa das poucas conversas q tive oportunidade de ter c ele, entre uma cerveja e um cigarro confindenciou-me que não vivia da musica mas para a música.
Músicas como o Vamos ao Circo, a Noite ou Vida de marinheiro vão ficar p sempre marcados nas minhas melhores recordações enquanto teenager.
Ainda guardo o vinil do Rock Rendez Vouz assinado por ele, com a participação que lançou para a ribalta os Sitiados :)
Descansa em paz João Aguarela..."
Fiz uma pequena homenagem ao João no meu cantinho.
Onde quer que esteja que fique em Paz
Joana
Enviar um comentário